Visualizando a logística atualmente
Desde muito tempo, a logística é um setor indispensável para a economia de qualquer país, uma vez que é responsável pela armazenagem, movimentação, carga e descarga de mercadorias, matérias-primas e insumos em geral. Ou seja, ela envolve todas as etapas que integram a cadeia de suprimentos.
Nas últimas semanas tem sido muito impactante acompanhar os esforços de governos e agentes públicos para distribuir as vacinas contra a Covid-19 em todo mundo. Esta distribuição, coordenada pelos especialistas em logística, tornou-se uma operação de guerra e um fator decisivo no combate à pandemia e seus reflexos.
Nos últimos meses, observamos um verdadeiro “boom” das vendas por meio de canais digitais e lá estava a logística novamente fazendo a diferença com a distribuição de alimentação pronta, medicamentos, bens de consumo duráveis e não duráveis e tudo mais de que a população reclusa necessitou.
Nunca se observou a logística de forma tão atenta como nos dias atuais. Isso tem valorizado a sua importância nas relações de consumo.
Mas o que estas novas percepções afetam a logística no pós-pandemia? Quais são as práticas mais promissoras nesta área?
Vamos aproveitar este momento e refletir sobre tendências e oportunidades neste importantíssimo setor.
Leia também:
- Conheça as tendências em transformação digital na logística para 2021
- Logística 4.0: os pontos principais
Os maiores impactos da pandemia na logística
A pandemia do novo coronavírus e o isolamento social estão impactando diretamente a vida das pessoas e os setores da economia, incluindo, é claro, o segmento de logística e transporte. Com isso, as empresas estão tendo que se reestruturar e criar soluções para manter a cadeia de suprimentos organizada e minimizar os prejuízos.
Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Mercado & Consumo com a matéria completa.